Postagens

Escola Major Arcy em reportagem do jornal Agora São Paulo!

Imagem
Domingo, 20/03/2016, o jornal Agora São Paulo publicou uma matéria sobre o rendimento das escolas estaduais da cidade de São Paulo, tendo como critério os índices do SARESP - Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo . A Escola Major Arcy é destaque, sendo a 1ª colocada no Ensino Médio e 4ª colocada no Ensino Fundamental! Por: Felippe Antonio.

Disciplina Eletiva Mandala: O Círculo Mágico!

Imagem
A Disciplina Eletiva Mandala: O círculo Mágico está ocorrendo à todo vapor. Organizado pelos professores Olga Teixeira e Elias Moura, de arte e matemática, respectivamente, hoje os estudantes desenharam mandalas à partir do conceito da divisão da circunferência em seis partes iguais. Habilidades trabalhadas: Matemática - Reconhecer, representar e identificar: a circunferência, o centro, o raio, e o diâmetro da circunferência; - Realizar a divisão da circunferência em quatro e seis setores circulares utilizando o compasso e a régua; Arte - Compreender, construir e ampliar conceitos sobre o desenho e suas conexões com as diferentes linguagens artísticas; - Operar com o desenho como modo de pensar, perceber, observar, imaginar, projetar e expressar-se as diferentes linguagem artísticas.    Habilidades gerais - Desenvolver habilidades de percepção no tocante à visualização e criação de novas formas e ideias; - Desenvolver o hábito de disciplina na...

Pesquisa e seminários de História!

Imagem
Aprofundando a Situação de Aprendizagem 1: Sistemas sociais e culturais de notação do tempo ao longo da História , da disciplina História, o 6º ano A realizou muita pesquisa e apresentou seus trabalhos nesta quinta-feira. Atividade ministrada pelo professor Felippe Antonio. Tema: Situação de Aprendizagem 1 - Sistemas sociais e culturais de notação do tempo ao longo da História. Competências e habilidades: - Reconhecer os acontecimentos históricos em sua temporalidade, estabelecendo relações de anterioridade e posterioridade; - Reconhecer as diferentes formas histórico-sociais de marcação do tempo; - Reconhecer no tempo histórico as permanências e mudanças, as diferenças e semelhanças dos eventos humanos. Estratégias: aula expositiva; aula dialogada; pesquisa em dicionários, manuais e livros didáticos. Recursos: giz e lousa; internet; dicionários; livros didáticos. Avaliação: realização da pesquisa no Caderno do Aluno; participação nas aulas dialog...

Exposição do 3º ano EM: "O que é Arte?"

Imagem
Através e um trabalho artístico tridimensional, os alunos procuraram mostrar a sua visão do que seria Arte. Obras apresentadas: - A estranheza de um olhar; - Obstáculos da vida; - O troféu; - Reflitam; - Amar é uma arte; - Imaginação. Habilidade trabalhadas: - Confrontar diferentes opiniões na construção e projeto coletivo; - Estabelecer s diversas funções a serem exercidas pelos indivíduos, dentro de um projeto. Fotos da atividade                                           Por: Felippe Antonio.

Exposição do 8º ano A: O suporte na arte!

Imagem
Vejam o ótimo trabalho desenvolvido na disciplina Arte , ministrada pela professora Olga Teixeira, intitulado "O suporte na Arte", na turma 8º ano A. Através de um trabalho artístico, que mais se parece com uma escultura, estudou-se o suporte na Arte. No caso, a caixa foi usada coo suporte para um trabalho artístico. Habilidades trabalhadas: - Reconhecer, a partir da leitura de imagens de obras e manifestações artísticas, suportes convencionais e não convencionais; - Manejar diferentes suportes na criação de ideias na linguagem artística. Imagens da atividade     Por: Felippe Antonio.

Aula transdisciplinar Arte e História!

Imagem
Mais uma aula transdisciplinar ocorreu com sucesso! Na terça-feira, 15/03, ocorreu uma ótima aula ministrada pelos professores Olga Teixeira e Felippe Antonio, das disciplinas Arte e História, respectivamente. Tema: O Renascimento e o estudo de Monalisa. Competências e habilidades:   Arte   Vivenciar a criação poética durante o fazer da construção artística, inventando o seu modo de fazer. Ler obra de arte no contexto histórico. História Associar as manifestações culturais do presente ao processos históricos de sua constituição. Valorizar a diversidade dos patrimônios étnico-culturais e artísticos, identificando-os em suas manifestações e representações em diferentes sociedades.   Estratégias: aula expositiva, aula dialogada, análise de imagens, releitura artística da obra Monalisa, de Leonardo da Vinci. Recursos: Giz e Lousa, vídeo, quadro, reprodução em desenho do quadro Monalisa. Avaliação: participação nas atividades e entrega...